Início Geral Como se cadastrar e fazer a prova no enceeja?

Como se cadastrar e fazer a prova no enceeja?

3811

Como se inscreve para o Encceja 2023?

A prova do Encceja é um dos principais meios de acesso à educação superior para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade adequada. Por isso, é preciso se preparar bem para a prova e saber exatamente como se escreve para o Encceja 2023.

Vamos começar pelas regras de acentuação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os acentos gráficos devem ser usados em palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral ou nasal, nas terminações dos verbos em -ir e -er, nas palavras esdrúxulas e em alguns monossílabos. Sendo assim, o importante é seguir as regras de pontuação.

Segundo o MEC, os principais pontos a serem observados são: o uso de vírgula para separar orações e termos independentes, o uso de ponto final para encerrar frases e o uso de travessão para indicar a interrupção de um enunciado.
Por fim, é importante conhecer as regras de concordância verbal e nominal. Segundo o MEC, a concordância verbal ocorre quando o sujeito da oração está representado por um verbo no singular e o complemento está no plural.

Já a concordância nominal ocorre quando o núcleo do sujeito está no plural e os complementos estão no singular ou no plural.

Onde farei a prova do Encceja 2023?

O Enceeja Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) que avalia o ensino fundamental e o ensino médio. A prova do Encceja 2023 será aplicada no dia 3 de agosto e os interessados em fazer a prova devem se inscrever entre os dias 10 de abril e 10 de maio.

Para fazer a prova do Encceja é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, ou seja, no dia 3 de agosto de 2020. Quem já completou 18 anos ou mais pode utilizar o sistema Encceja para obter a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.
Para se inscrever na prova do Encceja é preciso acessar o site do Inep (www.inep.gov.br) e clicar em “Inscreva-se”. Quem necessita de atendimento especial para fazer a prova do Encceja deve fazer a solicitação no ato da inscrição.

A prova é sempre composta por quatro provas bem objetivas distintas, cada uma com 30 questões, e uma redação. As provas que você terá de fazer são de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e também Ciências Humanas.

 

Vai ter Encceja em 2023?

Como muitos já alardearam nas mídias, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) não será extinto em 2023. Pelo menos é o que garantiu, na última quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em um café da manhã com vários jornalistas, Bolsonaro disse que o Encceja “não vai acabar” e que será mantido “com todo o respeito”. “Não vai acabar. Vai continuar com todo o respeito”, afirmou o presidente.
A declaração de Bolsonaro vem após um decreto assinado por ele no início de abril que extinguiu o Encceja. A medida gerou polêmica e foi alvo de diversas críticas, o que fez o presidente revogá-la em menos de uma semana. Apesar de ter assegurado a manutenção do Encceja, Bolsonaro não deu detalhes sobre como será o exame a partir de 2023.

O presidente também não informou se haverá mudanças na estrutura do exame ou se os conteúdos serão mantidos. O Encceja é um exame voluntário gratuito que avalia o nosso ensino fundamental e o ensino médio. Ele é destinado tanto a jovens quanto a adultos que não concluíram por algum motivo os estudos na idade adequada.

Apesar de ter assegurado a manutenção do Encceja, Bolsonaro não deu detalhes sobre como será o exame a partir de 2023.

Como fazer a inscrição no Enem 2023?

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 ainda não tem data definida, mas é importante que os estudantes já comecem a se preparar. Antes de mais nada, é preciso saber quais são os documentos reais e necessários para fazer a inscrição. Os candidatos devem obrigatoriamente apresentar um documento de identificação com foto recente e um comprovante de residência atual.

Sendo o candidato menor de idade, os pais ou responsáveis devem apresentar também uma autorização para que o estudante participe do exame. O Enem é composto por cinco provas objetivas, que abordam os conteúdos trabalhados ao longo do Ensino Médio, e uma redação.
As provas são aplicadas sempre em dois domingos seguidos, nos meses de outubro ou novembro. Para se preparar para o exame, os estudantes podem fazer simulados e revisar os conteúdos que caíram na prova do ano anterior.

Além disso, é importante ter em mente que o Enem não é apenas uma prova para obter o diploma do Ensino Médio. O exame também pode ser utilizado para ingressar em instituições de educação superior, atravéz do Sistema de Seleção Unificada o (Sisu) e também do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para se inscrever no Enem, os estudantes devem acessar o site do Inep (www.inep.gov.br) e preencher o formulário de inscrição. A taxa de inscrição geralmente é de R$ 85,00

ebook 500 receitas
Artigo anteriorComo pedir revisão da aposentadoria?
Próximo artigoComo Revalidar sua ANTT? aprenda aqui a forma mais Rápida